Comunicação

Por Carla de Assumpção

Motivo e Intenção

0 Comentários 10/01/2022 00:00 Carla D' Avila De Assumpção

Me conta aqui: o que te motiva a comunicar?

Não apenas a mensagem é importante no processo de comunicação, mas sua motivação também, para que ela atinja seu potencial máximo.

A sua intenção influenciará nos sinais e parâmetros do entendimento, permitindo com que você crie e o outro interprete melhor a mensagem, provocando uma resposta. E possibilitando assim, um jogo de interações.

A comunicação materializa pensamentos e sentimentos. Nem sempre o emissor percebe que emite sinais contrários e/ou de reforço ao conteúdo que está transmitindo. Da mesma forma, o receptor muitas vezes não tem claro o que lhe "incomoda"  no processo, porque, tanto a emissão quanto a recepção são um conjunto bastante complexo, que inclui, primeiramente, recursos biológicos, inclusive subconscientes e inconscientes, em uma experiência que tem sido desenvolvida e acumulada a milhares de anos. 

A palavra, escrita ou falada, é apenas uma parte, aparentemente consciente, de todo o comunicar. 

A sua motivação primária, não apenas a imediata, é como um desígnio no processo comunicativo. É a ignição de tudo e retroalimenta você. E requer um conhecimento profissional, não apenas dos recursos tecnológicos disponíveis, mas também de biossemiótica.

Com uma produção e um consumo tão fugazes, como acontece hoje, especialmente nas redes sociais, saiba que você pode estar revelando muito mais do que pretendia.

Veja bem, isso não é um estímulo para você se fechar, mas para levar a sério quem você é e a sua audiência pessoal, profissional e midiática.

Então, pensa novamente, o que realmente te motiva a comunicar? E me conta aqui.


Deixe seu comentário Seu nome e comentário ficarão visíveis publicamente.

POSTAGENS RECENTES