Comunicação

Por Carla de Assumpção

Perfil Reativo nas Relações Sociais

0 Comentários 17/01/2022 00:00 Carla D' Avila De Assumpção

As relações sociais são imensamente complexas.

Quando se tem um meio ágil e frio, como os textinhos publicados nas redes sociais, muito se perde do contexto geral.

Para ter conhecimento é preciso ler, ver, ouvir e experimentar. Essas são ações que requerem atenção e interpretação.

É preciso paciência para entender o que é complexo. O consumo rápido de conteúdos pilulados (em textos e vídeos) estão provocando agressões desnecessárias, gerando reações em cadeia que verdadeiramente incendeiam e inflamam relações.

Como Jornalista e Terapeuta cabe a mim alertar que o leitor se torna um co-autor do texto, quando interpreta conforme seu próprio repertório e sua apreciação difere da ideia original do autor, bem como do que realmente está escrito.

Compreendendo isso, tenha muito cuidado com as leituras relâmpagos, bem como com as que demonstram extremidade emocional.

Pense duas vezes se vale a pena ser imediatamente reativo ao que está vendo na internet. Analise várias vezes, para posicionar-se bem.

A comunicação é uma via de mão dupla.

Mas não é só nas redes sociais.

A linguagem verbal corresponde a cerca de 7% da comunicação. Os outros 93%  compõem a linguagem não verbal. Portanto, oriente seu comportamento de forma adequada, não apenas nas palavras. 

Educar seu comportamento é cuidar da sua comunicação até atingir o refinamento, que, por sua vez, pode refletir na sua autoestima.

O "Receptivo" é um conceito milenar, presente nas dinastias chinesas. Segundo o I-Ching, a autenticidade e o refinanciamento não devem destacar-se diretamente, porém devem expressar-se de modo indireto, como um efeito que surge do interior.

Isso é etiqueta social clássica e básica!

Sendo assim, torne as características do Receptivo um hábito, sem que suas atitudes pareçam caricatas ou indiferentes. 

Lembre que, na maior parte das vezes, você pode se relacionar com os outros, mesmo que tenha opinião divergente.

Elogie mais. Destaque os aspectos positivos. Você e sua comunicação serão mais amigavelmente lembrados e menos rejeitados.


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