Saúde

Por Carla de Assumpção

Você sabe o que é bronzeamento?

0 Comentários 27/01/2022 00:00 Carla D' Avila De Assumpção
Carla de Assumpção:
"Chapéus, óculos e filtros solares amenizam as radiações."
A busca pela proteção solar iniciou, efetivamente, a partir da década de 80, quando os efeitos nocivos do sol se tornaram mais conhecidos e divulgados. Os riscos de eritema, edema, dor, envelhecimento precoce e câncer de pele estão relacionados a exposição solar (radiações UV-A e UV-B). Vide a matéria Radiações Solares e a Saúde da Pele. Esses riscos podem ser atenuados com o uso de chapéus, óculos escuros, filtros solares e exposição em horários adequados.
O bronzeamento é uma reação de defesa do organismo. Os raios solares penetram até a camada germinativa da epiderme e transformam os pigmentos melânicos claros em melanina corada. A cor do bronzeado varia com o tipo de pigmento melânico: 
  • Escuro (eumelanina)
  • Claro (feomelanina)
Com o acionamento das defesas do organismo, existe o aumento da queratinização da camada córnea: a radiação solar aumenta a velocidade mitótica das células epidérmicas, originando o engrossamento do extrato córneo. Há também aumento na produção do ácido urocânico, presente no suor, que absorve os raios ultravioletas (UV), entre 300-325nm. Mas as lavagens frequentes da pele o removem.
A pigmentação da pele é uma reação normal ao estímulo luminoso e depende:
  • Intensidade da radiação UV; 
  • Frequência de exposição; 
  • Fatores étnicos e individuais, como o volume e a quantidade de melanossomos, bem como da velocidade de destruição da melanina.
Já a regulação da cor da pele, depende da natureza química da melanina sintetizada, da atividade tirosinásica do melanócito, da transferência de melanossomos para os queratinócitos e da atividade enzimática que degrada a melanina.
A exposição descontrolada ao sol pode ser um grande vilão, provocando na pele reações indesejadas, como:
  • Pontos escuros: resultado da hiperatividade dos melanócitos.
  • Vermelhidão: reações inflamatórias.
  • Perda de firmeza: danos no colágeno.
  • Opacidade: espessamento da camada córnea, resultado do acúmulo de células mortas na superfície da pele.

Deixe seu comentário Seu nome e comentário ficarão visíveis publicamente.

POSTAGENS RECENTES